Pode ser enquanto você está parado, praticando exercícios físicos, andando ou até no momento em que você está dormindo, a qualquer momento você pode começar a sentir um formigamento, acompanhado de uma dor bastante incomoda em algum músculo, denominada como cãibra.
Neste artigo aprenda a acabar com a cãibra em pouco tempo.
A cãibra é uma dor localizada que se caracteriza pela contração involuntária de um determinado músculo ou grupo muscular e que ocorre devido a um desequilíbrio hidroeletrolítico, ou seja, há falta de água e sais minerais essenciais as funções celulares como o potássio e o sódio, naquele músculo ou grupo muscular.
Como a cãibra não é uma doença, ela não causa complicações graves. A cãibra é mais comum em situações como:
1 – Durante ou após a prática de exercícios físicos
É bastante comum aparecer a caibra durante ou após a prática de exercícios físicos, em especial, nos “atletas de final de semana” e que costumam não se alongar antes da prática do exercício.
Também podendo acontecer nas pessoas que permanecem muitas horas em pé e até na hora da relação sexual.
Nesse caso, para prevenir ou acabar com a cãibra é necessário sempre fazer alongamento e seguir uma dieta equilibrada são fundamentais, estimulando a circulação no local e promovendo a irrigação nas veias e a reposição dos nutrientes perdidos durante o exercício.
Além disso, usar o sapato adequado também ajuda a prevenir ou acabar com a cãibra.
2# Em mulheres grávidas
Em muitas mulheres grávidas, as cãibras já são “companheiras do dia-a-dia”. Mas ainda não se sabe exatamente qual o motivo exato das grávidas sofrem tanto com as cãibras, em especial, na panturrilha e perna.
Acredita-se que os motivos possam ser o peso, mudanças na circulação do sangue pelo organismo ou alterações na concentração de determinados sais minerais no organismo da grávida.
Apesar de não ter exatidão na causa, já se sabe que a solução para acabar com a cãibra é procurar ficar de pé por algum tempo, massagear o músculo afetado pela dor e tomar um banho quente, tudo isso ajuda a acabar com a cãibra rapidamente, no caso das grávidas.
3 – No meio da noite
Sim, mesmo a cãibra sendo uma consequência do esforço excessivo de um músculo de determinada região, ela pode aparecer durante a noite, momento em que os músculos estariam relaxados.
A explicação para isso é que além de ser uma consequência do esforço excessivo de um músculo de determinada região, a cãibra também pode ser resultado da falta de algum nutriente e é durante a noite que o nosso corpo ver todos nutrientes gatos e os repostos ao longo do dia e, havendo a falta de algum nutriente, ele acaba provocando a cãibra, mesmo a pessoa não estando acordada.
A saída nesse caso é ter uma alimentação rica em minerais, em especial, potássio e outros minerais responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico e assim pode acabar com a cãibra rapidamente, além de atuar na prevenção da contração muscular involuntária.
Atenção!
Se as cãibras se tornarem mais frequentes e contínuas, é recomendado procurar um ortopedista e um fisiologista, pois, este pode ser um sinal de alerta que pode indicar o surgimento de doenças como estreitamento das artérias, compressão do nervo e deficiência de potássio, cálcio ou magnésio.